Colégio I. L. Peretz
Conteúdo Programático - 2012
Início
6º Ano
7º Ano
8º Ano
9º Ano
1ª Série
2ª Série
3ª Série
Música - 6º Ano
6º ANO PROJETO –DIFERENTES TIPOS DE ORGANIZAÇÃO SONORA MÚSICA E SUA DIVERSIDADE – o respeito a diferentes tipos de organização sonora. Sugestões: Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Luiz Gonzaga, Tom Zé, John Cage, Hermeto Pascoal, John Paynter, Murray Schafer, George Self e/ou outros que surgirem ao longo do processo. 1o Trimestre – Cultura Musical brasileira FEVEREIRO • Formação musical brasileira – africana, indígena, portuguesa. Canções tradicionais da cultura africana, indígena e portuguesa. • Trabalho vocal: respiração, afinação. MARÇO • Canções tradicionais da cultura africana, indígena e portuguesa. • Choro, modinha, samba, baião. Músicos e canções. • Trabalho vocal: respiração, afinação. ABRIL • Choro, modinha, samba, baião. Músicos e canções. • Pesquisa desenvolvida pelo aluno. • Trabalho vocal: respiração, afinação. 2o Trimestre - Cultura musical de diferentes épocas e/ou comunidades Ouvir e interpretar música de diferentes culturas, gêneros e estilos. MAIO • Música modal, música tonal. • Música e movimento. • Música erudita e música popular. JUNHO • Música aleatória. • Música e movimento. • Música erudita e música popular. AGOSTO • Retomada dos conteúdos desenvolvidos nos meses de Maio e Junho. • Pesquisa desenvolvida pelo aluno. 3o Trimestre– Trabalho criado pelos alunos • Elaboração de um programa no formato de rádio, televisão ou outro composto por: entrevistas de compositores (criadas virtualmente a partir das pesquisas desenvolvidas), histórias de gêneros, canções, curiosidades e com arranjos vocais sugeridos pelo grupo. SETEMBRO • Seleção dos tópicos a serem desenvolvidos nos trabalhos dos alunos. OUTUBRO • Arranjos vocais. NOVEMBRO • Apresentação dos trabalhos. OBSERVAÇÃO: O PLANO DE ENSINO APRESENTADO É FLEXÍVEL E SERÁ ADAPTADO OU MODIFICADO DE ACORDO COM AS NECESSIDADES DO ALUNO. Metodologia: Aulas em forma de workshop, pesquisa, trabalho em grupo e exposições dialogadas. Recursos: Aparelho Micro System, cópias das canções utilizadas durante as aulas, vídeos relacionados com os temas desenvolvidos, diferentes materiais para a criação da instalação sonora, instrumentos musicais. Avaliação: Três instrumentos são utilizados para avaliar o aluno. • A avaliação contínua, observando a participação, envolvimento do aluno, bem como a apropriação dos conceitos trabalhados. • Autoavaliação. • Trabalho de conclusão do trimestre.